Retífica de comandos de válvulas
A operação de retífica de ressaltos de um comando de válvulas é feita por dois motivos distintos: reconstituição das condições originais de trabalho de abertura e fechamento das mesmas, ou por decisão de alterar estas condições para obtenção de melhor performance do motor.
A primeira condição pode ser comparada a uma retifica de virabrequim “0,25mm”. A retífica em operação de recondicionamento dos ressaltos renova a capacidade do motor de respirar melhor com as válvulas novamente abrindo para admissão de mistura e escape de gases de combustão no mesmo volume original de fábrica. Isto a seu modo já é melhoria de performance do motor.
A retífica de um comando para melhoria de performance dá a possibilidade de alterar várias características básicas da geometria do par admissão-escape : permanência de abertura de válvulas, levante , angulo entre topos de ressaltos, e a condição de início de abertura das mesmas válvulas (adiantamento ou atraso do comando) e por conseqüência o cruzamento de válvulas . Estas características podem ser desejadas todas ou somente algumas por decorrência do que se deseja como resultado da incrementação do conjunto torque - potencia do motor.
De maneira geral esta operação deve respeitar alguns parâmetros físicos limitantes e que decorrem das características originais de fábrica, pois leva em consideração o tamanho e as condições de tratamento térmico de endurecimento da superfície de trabalho do ressalto impostas pelo fabricante. Caso estes parâmetros de resistência tenham seus limites mínimos ultrapassados, deve-se submeter à peça a novo tratamento superficial por nitretação. Este tratamento é rápido, e não necessita de recozimento para remoção da camada de dureza residual. Note-se de que o mesmo tratamento de nitretação pode ser aplicado ao virabrequim para que os mancais resistam mais às condições a que são submetidos.
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